Plano Para Renovar Frota De Caminhões Chega Ao Governo


Proposta inclui crédito fiscal e acesso a linhas especiais de financiamento

Com o objetivo de retirar 30 mil caminhões antigos das estradas a cada ano e ainda dar mais fôlego à recuperação do mercado de veículos comerciais, entidades da indústria e de setores ligados ao transporte rodoviário de carga levaram ontem (25/11) ao governo uma proposta de renovação de frotas no país.


A proposta prevê a concessão de um crédito tributário de R$ 30 mil ao
motorista autônomo que entregar seu caminhão com mais de 30 anos de uso 1113 Du Jakinha.  a um centro de reciclagem, onde a carcaça do veículo será destinada a sucateamento para, posteriormente, ser aproveitada na produção de aço. Esse crédito poderá ser usado como entrada na aquisição de um caminhão novo, ou com, no máximo, dez anos de uso.


Como pequenos caminhoneiros têm, muitas vezes, dificuldades em apresentar garantias para acessar as linhas mais baratas do BNDES, a solução passaria pela criação de um fundo para garantir o crédito liberado pelo banco de fomento, adianta Flavio Meneghetti, presidente da Fenabrave, que representa as revendas de veículos.

"O Brasil é o quarto maior mercado automotivo do mundo, mas, por incrível que pareça, não tem política de reciclagem veicular. Os veículos aqui têm data de nascimento, mas não têm atestado de óbito", diz o executivo. "O objetivo é modernizar o país nesse aspecto", acrescenta o presidente da Fenabrave.



Estima-se que um número superior a 200 mil caminhões com mais de 30 anos esteja rodando pelas estradas brasileiras, o que corresponde a mais de 7% da frota circulante no país. O objetivo do programa de renovação de frota é retirar 30 mil desses caminhões das rodovias a cada ano. A CNT ressalta, em nota, que, se a proposta for implementada pelo governo, a atual frota de caminhões dessa idade estará renovada em menos de dez anos.

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